computador de bordo para que serve aprenda a usa-lo e surpreenda-se com a inteligencia

Computador de bordo: o grande aliado tecnológico do motorista. Aprenda a usá-lo.

Tecnologia e evolução! As palavras “computador de bordo” já levam os consumidores a pensarem no quanto os projetos de carros foram modernizados recentemente. No entanto, apesar de parecer a cara da atualidade, a inovação surgiu para auxiliá-los a entenderem o funcionamento de seus veículo lá nos anos 80, em modelos considerados de luxo.

Naquela época, era incrivelmente sofisticado possuir uma versão que mostrasse a leitura de autonomia e de consumo de combustível. E essas informações, até hoje, permanecem sendo valiosas, claro. 

 

O fato é que o dispositivo tornou-se tradicional, e ganhou outras importâncias. A leitura de dados passou a ser mais completa ao longo do tempo, revelando detalhes fundamentais para uma performance otimizada dos veículos na cidade e na estrada.

Neste artigo, apresentamos como fazer um bom uso da tecnologia e retirar o melhor proveito de suas funcionalidades.

O que é o computador de bordo em um carro?

É um recurso inteligente, que exibe uma série de informações automáticas sobre o funcionamento e desempenho do veículo em seu painel de instrumentos.

Ainda assim, há uma série de motoristas que dão pouca ou nenhuma atenção ao computador de bordo, pelo simples fato de não estarem familiarizados com a tecnologia. 

Se antes as informações ficavam restritas ao consumo e autonomia, hoje os dispositivos são sensíveis ao toque e conectam-se com todos os pontos do carro, centrais multimídia e uma série de outros aparelhos externos, como os smartphones.

Com quais informações o computador de bordo auxilia o motorista?

Algumas funções trazem praticidade, segurança e a certeza nas tomadas de decisão importantes. Veja quais são elas:

1 | As tradicionais leituras de autonomia e de consumo de combustível

Sobre o consumo de combustíveis, há duas análises que podem ser realizadas, a partir da indicação do computador: os gastos médio e instantâneo.

Nada melhor do que conhecer o seu carro a fundo. Nossa primeira dica é sobre zerar a função assim que você abastecer e anotar a quilometragem. Desta forma, você poderá saber o quanto – em média – o carro é capaz de rodar com aquela quantidade específica de gasolina ou álcool.

A segunda, é sobre zerar para medir o consumo de um ponto a outro, à sua escolha. Digamos que você viaje todas as semanas para um determinado local. É rotina! De posse desta informação, fica mais fácil organizar o seu dia a dia, principalmente financeiro.

A partir da interpretação da autonomia, você sabe exatamente o quanto ainda consegue rodar com o combustível que está à disposição no seu tanque – e o sistema é tão inteligente, que ele ainda avalia as condições das vias, se há subidas, etc. Isso evita abastecimentos desnecessários, principalmente quando o posto mais próximo não lhe parece tão confiável.

2 | Aviso sobre o tempo de viagem cronometrada

Não é como se você estivesse em um campeonato no qual o melhor tempo vence a corrida.

Estas funções são mais estratégicas do que qualquer outra coisa. Saber o tempo que você leva para chegar em um local, do qual você precisará voltar depois ao seu ponto de partida, pode ser bastante útil. Isso auxilia em sua organização.

Com o cronômetro, você consegue saber, inclusive, quantos quilômetros conseguiu percorrer por hora (em média) durante o seu trajeto.

3 | Alerta de velocidade

Não são todos, mas alguns veículos brasileiros já estão equipados com este útil recurso. O alerta utiliza a informação de velocidade máxima permitida na via e emite ao motorista um sinal sonoro indicando quando ele está acima dela.

Assim você consegue evitar aquelas multas, além de tornar o trânsito mais seguro ao obedecer a legislação.

4 | Medida da temperatura externa

Dias muito quentes ou frios podem ser bastante desagradáveis. Hoje, os veículos já possuem sistemas que tornam as viagens confortáveis, climatizando o ambiente de acordo com a necessidade. 

No entanto, obter a informação da temperatura externa, especialmente quando você percorre longos caminhos nos quais pode haver uma mudança térmica brusca, é bastante benéfico, principalmente para a saúde.

5 | Alerta de pressão dos pneus

Você nem precisa senti-los. O computador indica quando é necessário calibrá-los. Pneus devidamente cheios tornam o gasto de combustível menor, ao passo que são fundamentais para o desempenho do veículo.

6 | A moderna central multimídia

Tudo o que falamos torna um carro com computador de bordo muito inteligente. E ele pode ser mais! Daqui há um tempo, voltaremos aqui para atualizar este artigo com muitas outras funcionalidades.

Alguns veículos possuem integrados ao computador de bordo o sistema GPS, a rádio sintonizada ou as mídias disponíveis em um cartão de memória ou pen drive, sistema bluetooth para conectar com seu smartphone, etc.

À medida que a tecnologia avança, as fabricantes atualizam-se e integram cada vez mais todos os dispositivos, levando praticidade e conforto para os motoristas.

4 carros com computador de bordo pelos quais você irá se apaixonar

A dúvida aqui é sobre qual deles escolher! O potente e sofisticado Hyundai New Azera, as SUVs incomparáveis Hyundai New Tucson e Hyundai IX35,  ou a confortável e segura Hyundai Santa Fé?

Uma coisa é certa: todos são as melhores escolhas que você poderá fazer. Entre em contato com a Geração Hyundai, faça um test drive e apaixone-se.

Deixe um comentário!

comentários