Motor do carro

Motor do carro: 5 conceitos que você precisa conhecer hoje!

Está acostumado a ver nas publicidades aqueles dados sobre o desempenho de um determinado veículo, mas não entende muito bem o que tudo aquilo quer dizer? Fica realmente confuso quando precisa tomar uma decisão? Saiba que você não está sozinho nessa história. Para a sua pesquisa realmente ser eficiente, é necessário que alguns conceitos a respeito do motor do carro sejam esclarecidos. 

Sem demora, percebendo a necessidade de muitos usuários, a Geração Hyundai preparou este artigo e vai lhe contar o que significa cada uma das expressões que você tanto ouve falar por aí. 

Ao final, não deixe de interagir conosco nos comentários.

1 | O QUE É O TORQUE NO MOTOR DO CARRO?

Essa é a medida de FORÇA. Quanto maior for o número do torque no motor do carro, mais rapidamente haverá respostas nas ações de aceleração. No Brasil, geralmente é medido em kgf.m (quilograma força vezes metro).

Uma boa dica para escolher carros leves e urbanos: o ideal é que picos do torque com baixas rotações fiquem entre 1.500 e 2.500 rpm.

2 | QUAL É O SIGNIFICADO E PARA QUE SERVEM AS CILINDRADAS?

1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0…

Ao chegar em uma concessionária, uma das primeiras informações que os consumidores buscam é saber qual desses números acima caracteriza os carros que estão escolhendo. No entanto, muitas vezes, nem desconfiam para que eles servem.

Eles representam as cilindradas, que nada mais são do que a soma dos volumes úteis de cada cilindro do motor. Ficou pouco claro?

Deixe que a gente desvende esse mistério para você!

Dentro do motor existe um recipiente chamado “cilindro”. A cilindrada é a capacidade cúbica de combustível e oxigênio que lá ficam a espera da detonação para gerar força no motor. Ou seja, quanto maiores forem aqueles números que apresentamos ali em cima, mais extensa será essa área.

3 | POTÊNCIA DO MOTOR = CAVALOS (CV)

Chegou o tópico que muita gente gosta de falar quando o assunto é CARRO. A potência do motor, que é medida em cavalos.

Simplificando, são os cavalos que transformam o combustível que você abasteceu em velocidade.

Quanto mais ágil o carro for, mais potência ele terá. Entretanto, o contrário não é verdadeiro. É possível encontrar veículos com grande potência, mas não necessariamente velozes (caso dos caminhões e trens, por exemplo).

4 | AO QUE, EXATAMENTE, CORRESPONDEM AS VÁLVULAS?

Tecnicamente elas são responsáveis pelo fluxo de entrada de ar no motor e saída dos gases queimados através do escapamento.

NO TRÂNSITO URBANO: 8 cavalos são o suficiente para ter um ótimo desempenho.

PARA VIAJAR ESTRADA AFORA: o dobro disso, 16 válvulas, trará mais agilidade para as ultrapassagens.

Como você pode perceber, tudo depende da sua pretensão de uso.

5 | E QUANTO AOS CARROS TURBO, QUAL É A VANTAGEM?

Aqueles modelos que trazem as turbinas de fábrica podem ser até mais econômicos. Entretanto, elevar a potência e o torque do motor (que é a função principal do turbo), pode significar um gasto estrondoso de combustível. No entanto, a perceção de resultados é realmente impressionante.

Carros com motor de alta performance você encontra na Geração Hyundai

Você que gosta de carros que proporcionam experiências incríveis, tanto na cidade quanto no asfalto, venha conhecer os quatro modelos que temos aqui na Geração Hyundai.

Agende hoje mesmo o seu test drive. Estamos lhe esperando!

Deixe um comentário!

comentários