o-que-e-o-licenciamento-do-carro-e-como-funciona

O que é o licenciamento do carro e como funciona

Um carro, infinitas responsabilidades. Para trafegar em segurança e em dia com a legislação de trânsito brasileira é preciso mais do que não cometer infrações. É preciso dominar o assunto documentos do veículos e estar com todos eles em dia para não ter complicações. Dentre eles, o licenciamento do carro é um tema que todo motorista precisa entender.

E você, sabe o que é isso e qual sua importância? Tudo bem, iremos explicar a seguir.

Vamos lá?

O que é o licenciamento do carro?

O licenciamento, ao lado do IPVA e DPVAT, é o documento que garante a regularização do seu veículo e que, portanto, libera ele para poder circular pelo país. Até 2006, era obrigatório andar sempre com esses três documentos no carro. A partir desse mesmo ano, as leis mudaram e apenas o licenciamento do carro passou a ser obrigatório, ao lado da CNH.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) garante que o automóvel está em condições de segurança e dentro das normas de emissão de poluentes e resíduos. Ali também constam os números de registro do carro no Contran e no Denatran e, ainda o Renavam.

Para obter o documento é preciso pagar uma taxa de renovação anualmente. Quando se compra um carro 0 Km, o CRLV é expedido no momento do registro, antes do emplacamento. Para os demais, o prazo depende do final da placa e o valor varia conforme o Detran de cada estado.

Não estar com o licenciamento do carro em dia gera multa, sete pontos na carteira e ainda a apreensão do veículo.

Como obter o licenciamento do veículo?

Em Santa Catarina, é possível emitir o CRLV em qualquer município, independente do local onde o veículo está registrado. Para isso, é claro, é necessário um requerimento justificado.

O calendário para este ano de 2019, em SC, é o seguinte:

  • Placa final 1 - até 31 de Março
  • Placa final 2 - até 30 de Abril
  • Placa final 3 - até 31 de Maio
  • Placa final 4 - até 30 de Junho
  • Placa final 5 - até 31 de Julho
  • Placa final 6 - até 31 de Agosto
  • Placa final 7 - até 30 de Setembro
  • Placa final 8 - até 31 de Outubro
  • Placa final 9 - até 30 de Novembro
  • Placa final 0 - até 15 de Dezembro

Já os valores também variam e sofrem reajustes anualmente.

Para colocar o CRLV em dia, é possível fazer o procedimento até o último dia do seu mês de vencimento. A partir do primeiro dia do mês seguinte só poderá circular se estiver com o novo licenciamento em mãos.

Não deixe de ficar de olho, pois ao contrário do IPVA, você não receberá uma notificação em casa. É preciso monitorar conforme o final da sua placa e o calendário estipulado pelo órgão do seu estado.

CRLV x CRV

Isto é muito importante: não confunda o CRLV com o CRV. O Certificado de Registro do Veículo é um documento onde constam as características do seu carro, como a placa, chassi, ano, modelo e tipo do combustível.

Caso você faça alguma alteração no seu veículo, é preciso informar o Detran e alterar o seu CRV. Este documento não tem prazo de validade e será necessário no momento o qual você for transferir o seu veículo para um novo dono.

Saiba mais sobre o seu carro

Pronto, agora você entende melhor sobre o que é e como funciona o licenciamento do carro. Ainda tem dúvidas ou gostaria de conversar com profissionais na área? Deixe um comentário que iremos responder você!

Para mais informações visite nossa loja e conheça nossa equipe altamente qualificada!

Deixe um comentário!

comentários