Piloto automático automotivo: descubra aqui como funciona
Hoje você não sai daqui sem aprender o que é necessário saber sobre as vantagens do piloto automático automotivo.
Dirigir é uma terapia para muitos motoristas. Colocar o pé no acelerador, sentir a potência do motor e passar horas na estrada. Para a experiência ficar ainda mais proveitosa e confortável, os fabricantes vêm deixando os veículos cada vez mais tecnológicos e inteligentes.
E a evolução não para.
Em um futuro não muito distante, os carros terão total autonomia, e o papel do motorista será apenas o de se certificar que tudo está funcionando corretamente, e dar uma série de ordens para que as máquinas sigam.
Hoje, o que já vemos no mercado é um piloto automático automotivo desenhado para tornar uma viagem longa menos cansativa. E acredite, a inovação é realmente eficiente nesse quesito.
Quer saber mais? Descubra lendo este artigo!
Como funciona o piloto automático automotivo?
O piloto automático automotivo ou controlador de velocidade de cruzeiro (do inglês, cruise control) permite ao condutor “travar” o veículo em uma velocidade máxima de sua escolha.
Para funcionar, basta que seja acionada uma alavanca ou botão (dependendo da marca) no momento em que o automóvel atingir a velocidade desejada.
Esse dispositivo tem a função de notificar a central de comando eletrônico, que repassa a informação para o atuador e, assim, ele poderá acelerar ou desacelerar o veículo, obrigando-o a manter-se em constância. Com o auxílio de câmeras e sensores, a tecnologia consegue detectar a velocidade e a distância do veículo que estiver à frente. Aprofundaremos esse assunto um pouco mais no próximo tópico.
Funciona perfeitamente em estradas em linhas retas ou curvas pouco acentuadas. Caso exista a demanda por intervenção do motorista, não haverá nenhuma dificuldade em voltar ao modo manual.
Em carros de transmissão automática
Para desligar o piloto automático, basta pisar firme no acelerador ou no freio.
Em carros de transmissão manual
Acionar a embreagem desativará o piloto automático. Ou seja, todas as vezes que forem necessárias as trocas de marcha, o piloto automático deverá receber novo acionamento.
O que é e como atua o piloto automático adaptativo?
Mencionamos na seção anterior que o piloto automático pode ter diversos sensores e câmeras para detectar os movimentos do trânsito no entorno. É claro que isso não torna os carros 100% autônomos, mas já é um caminho.
No ACC (Adaptative Cruise Control) o sistema é tão inteligente, que não precisa do condutor para tomar a decisão de reduzir a velocidade de acordo com o comportamento do veículo que estiver à frente.
Considerada uma versão mais sofisticada, este tipo de piloto automático está presente em diversos veículos de luxo que temos à disposição. Exemplos disso são o Hyundai Azera, o Hyundai New Tucson, o Hyundai IX35 e Hyundai Santa Fé.
Como fica o consumo de combustível com o piloto automático?
Muita gente acredita que o piloto automático, seja ele adaptativo ou não, traz o benefício da economia de combustível.
Porém, sabemos que a redução do consumo está atrelada a diversos outros fatores, como o próprio modo com o qual o motorista conduz o veículo e a frequência das manutenções preventivas.
Ou seja, a função do piloto automático é, sobretudo, tornar a condução mais cômoda, e evitar as desagradáveis multas de trânsito por excesso de velocidade.
7 dicas rápidas sobre o uso de piloto automático em seu veículo
1 | O piloto automático já é item de série em diversos modelos de automóvel, como os da Hyundai que apresentamos anteriormente;
2 | É possível instalar um piloto automático em um veículo que não tenha o item em sua constituição original;
3 | Antes de acionar o piloto automático para trafegar dentro da cidade, verifique se o seu modelo possui velocidade mínima para acionamento da ferramenta;
4 | Sempre que não estiver utilizando, desligue o piloto automático;
5 | O piloto automático pode ter sua velocidade máxima alterada, sem que para isso você precise desligá-lo;
6 | No painel de instrumentos é possível verificar se a velocidade foi salva e se o piloto automático está em funcionamento;
7 | Há controvérsias sobre a economia de combustível. Faça os testes e verifique como fica o desempenho do seu veículo, particularmente.
O conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o uso do piloto automático veicular? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários.
Depois disso, dê uma passadinha na Geração Hyundai mais próxima, e venha testar a tecnologia.