piloto automatico automotivo descubra como funciona

Piloto automático automotivo: descubra aqui como funciona

Hoje você não sai daqui sem aprender o que é necessário saber sobre as vantagens do piloto automático automotivo.

Dirigir é uma terapia para muitos motoristas. Colocar o pé no acelerador, sentir a potência do motor e passar horas na estrada. Para a experiência ficar ainda mais proveitosa e confortável, os fabricantes vêm deixando os veículos cada vez mais tecnológicos e inteligentes.

E a evolução não para. 

Em um futuro não muito distante, os carros terão total autonomia, e o papel do motorista será apenas o de se certificar que tudo está funcionando corretamente, e dar uma série de ordens para que as máquinas sigam.

Hoje, o que já vemos no mercado é um piloto automático automotivo desenhado para tornar uma viagem longa menos cansativa. E acredite, a inovação é realmente eficiente nesse quesito. 

Quer saber mais? Descubra lendo este artigo!

Como funciona o piloto automático automotivo?

O piloto automático automotivo ou controlador de velocidade de cruzeiro (do inglês, cruise control) permite ao condutor “travar” o veículo em uma velocidade máxima de sua escolha. 

Para funcionar, basta que seja acionada uma alavanca ou botão (dependendo da marca) no momento em que o automóvel atingir a velocidade desejada. 

Esse dispositivo tem a função de notificar a central de comando eletrônico, que repassa a informação para o atuador e, assim, ele poderá acelerar ou desacelerar o veículo, obrigando-o a manter-se em constância. Com o auxílio de câmeras e sensores, a tecnologia consegue detectar a velocidade e a distância do veículo que estiver à frente. Aprofundaremos esse assunto um pouco mais no próximo tópico.

Funciona perfeitamente em estradas em linhas retas ou curvas pouco acentuadas. Caso exista a demanda por intervenção do motorista, não haverá nenhuma dificuldade em voltar ao modo manual.

Em carros de transmissão automática

Para desligar o piloto automático, basta pisar firme no acelerador ou no freio.

Em carros de transmissão manual

Acionar a embreagem desativará o piloto automático. Ou seja, todas as vezes que forem necessárias as trocas de marcha, o piloto automático deverá receber novo acionamento.

O que é e como atua o piloto automático adaptativo?

Mencionamos na seção anterior que o piloto automático pode ter diversos sensores e câmeras para detectar os movimentos do trânsito no entorno. É claro que isso não torna os carros 100% autônomos, mas já é um caminho.

No ACC (Adaptative Cruise Control) o sistema é tão inteligente, que não precisa do condutor para tomar a decisão de reduzir a velocidade de acordo com o comportamento do veículo que estiver à frente.

Considerada uma versão mais sofisticada, este tipo de piloto automático está presente em diversos veículos de luxo que temos à disposição. Exemplos disso são o Hyundai Azera, o Hyundai New Tucson, o Hyundai IX35 e Hyundai Santa Fé.

Como fica o consumo de combustível com o piloto automático?

Muita gente acredita que o piloto automático, seja ele adaptativo ou não, traz o benefício da economia de combustível.

Porém, sabemos que a redução do consumo está atrelada a diversos outros fatores, como o próprio modo com o qual o motorista conduz o veículo e a frequência das manutenções preventivas.

Ou seja, a função do piloto automático é, sobretudo, tornar a condução mais cômoda, e evitar as desagradáveis multas de trânsito por excesso de velocidade. 

7 dicas rápidas sobre o uso de piloto automático em seu veículo

controle piloto automatico automotivo como funciona botoes alavanca

1 | O piloto automático já é item de série em diversos modelos de automóvel, como os da Hyundai que apresentamos anteriormente;

2 | É possível instalar um piloto automático em um veículo que não tenha o item em sua constituição original;

3 | Antes de acionar o piloto automático para trafegar dentro da cidade, verifique se o seu modelo possui velocidade mínima para acionamento da ferramenta;

4 | Sempre que não estiver utilizando, desligue o piloto automático;

5 | O piloto automático pode ter sua velocidade máxima alterada, sem que para isso você precise desligá-lo;

6 | No painel de instrumentos é possível verificar se a velocidade foi salva e se o piloto automático está em funcionamento;

7 | Há controvérsias sobre a economia de combustível. Faça os testes e verifique como fica o desempenho do seu veículo, particularmente.

O conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o uso do piloto automático veicular? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários.

Depois disso, dê uma passadinha na Geração Hyundai mais próxima, e venha testar a tecnologia.

Deixe um comentário!

comentários