revisao de ferias o que checar para evitar transtornos durante a diversao

Revisão de férias: cheque estes 7 pontos ou sua viagem será um desastre

Semelhante a uma pessoa que precisa anualmente fazer um check-up para verificar se a saúde está de “vento em popa”, o seu veículo também necessita dessa análise. E se você pretende viajar por longos caminhos, é fundamental buscar um profissional que lhe ajude a aparar as arestas.

De forma geral, dar a devida atenção aos componentes do carro antes de pegar a estrada, evita uma série de dores de cabeça. 

Mas não basta só chegar para o mecânico de sua confiança e largá-lo na mão dele. Nesta revisão de férias – assim como em qualquer outra, claro – tente prestar atenção ao que está sendo feito, até mesmo para garantir a segurança de sua família. 

Para lhe orientar ao que realmente interessa fazer, e também lhe ajudar a enxergar o imprescindível, preparamos este breve guia.

Anote nosso checklist e boa diversão!

Antes de tudo (inclusive da revisão de férias), atente-se à manutenção preventiva programada

Você já ouviu falar naquela velha premissa de que às vezes o barato pode sair muito caro? 

É um conceito que se aplica muito bem às manutenções preventivas. Às vezes, o proprietário do automóvel ignora as manutenções indicadas pelo fabricante, porque o carro está “funcionando bem” e “não é necessário gastar”.

Ledo engano!

Ir até a concessionária solicitar a revisão programada poupa custos, já que com as atualizações é mais fácil identificar defeitos em peças baratas que, se negligenciadas, podem ser o início de um problema muito maior e dispendioso.

E se o seu veículo tem garantia de fábrica, fazer as manutenções previstas é a certeza de contar com ela durante a sua vigência.

Os 7 itens que precisam sair da revisão de férias funcionamento perfeitamente

Para além da manutenção preventiva, alguns pontos merecem atenção especial, principalmente se você está programando suas férias. 

Veja quais são eles:

1 | Antecedência na checagem

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que planejamento é tudo. Já pensou você deixar sua família esperando pelas férias que já deviam ter começado, porque resolveu revisar o veículo em cima do laço?

A não ser que a decisão tenha sido de última hora, a necessidade de aguardar pela chegada de uma peça pode atrapalhar seus planos.

2 | Analisar os pneus e rodas

Pneus carecas, nem pensar! Rodas amassadas são risco certo!

Para a revisão de férias, os pneus (e o step, não esqueça dele) são os primeiros itens do veículo para os quais você deve dispensar cuidados. 

Perceba o desgaste através da profundidade dos sulcos,e mantenha-os sempre com a pressão correta. Ademais, deixe tudo muito limpo – por mais que a poeira da estrada seja inevitável.

ATENÇÃO!

Pneu vazio significa gasto maior de combustível e menor desempenho. Portanto, mantenha-os calibrados (não somente para viajar, claro).

3 | Proceder com o alinhamento e balanceamento

Com as ruas problemáticas que temos no Brasil, uma vez ou outra caímos em algum buraco. Antes de sair para o descanso e lazer com sua família, dê uma olhadinha como seu carro está se comportando?

Está puxando para o lado? Faça alinhamento! Não resolver o problema reflete nos pneus, que terão um maior desgaste.

Se você sente aquelas trepidações inconvenientes no volante, o procedimento a ser realizado é o balanceamento, responsável por equilibrar o conjunto de rodas e pneus. 

Essa dupla já é protagonista comum de manutenção preventiva, porém, para a revisão extra, se você sentir que necessita, converse com o profissional e explique os defeitos.

4 | Verificar os componentes elétricos

Evitam-se multas e muitos transtornos. 

Entre os componentes essenciais do sistema elétrico de um veículo estão os faróis, luzes de freio, ré, setas e pisca-alerta. E todos eles são importantes para uma boa convivência no trânsito.

Trocar uma lâmpada queimada é barato, e salva seu bem-estar e de todos os outros usuários do trânsito. Deixá-la estragada, é o mesmo que dizer para as autoridades que você quer prejuízo, além de colocar todos em risco.

IMPORTANTE

Se você notar que o seu painel anda um tanto confuso quanto às sinalizações, prepare-se e evite uma possível pane elétrica.

5 | Olhe para os fluidos e pastilhas, assim como para o sistema de freios 

Segurança!

Os freios são a representação máxima da tranquilidade. Caso você esteja percebendo algum tipo de ruído, é hora de relatar o problema ao mecânico. De qualquer forma, antes de sair para o seu passeio, dê uma conferida geral nas pastilhas e demais componentes do sistema de frenagem.

Já os lubrificantes precisam estar em dia (motor, freio, transmissão, embreagem e direção hidráulica – se for a tecnologia do seu carro). Junto a isso, preste atenção em vazamentos e no estado dos filtros. 

6 | Certifique-se de carregar consigo os equipamentos de segurança

Mesmo que você não utilize-os o tempo inteiro, os estados de conservação de triângulo, macaco e chave de roda vão sofrendo alterações com o passar dos tempos.

Sempre veja se está tudo certo com eles, antes de sair de casa. Afinal, se um pneu furar, você não vai querer ficar na mão!

7 | Os acessórios de limpeza de vidros, principalmente do para-brisa

Cheque o reservatório de água, veja se as palhetas dos limpadores não estão desgastadas e tenha muita atenção com o bom funcionamento dos desembaçadores.

Pronto para viajar? Se você estiver indo para a praia, não esqueça do filtro solar!

Ah, e se resolver que está na hora de trocar de carro e levar sua família para férias inesquecíveis a bordo de um Hyundai zerinho, basta dar uma passadinha na Geração Hyundai mais próxima e fechar excelentes negócios.

Deixe um comentário!

comentários