A imagem mostra um painel no qual aparece um sensor de ponto cego que demonstra quando o veículo está em perigo de colisão com algum objeto ou pessoa

Sensor de ponto cego é um dos acessórios mais úteis para veículos. Veja os benefícios!

As novidades automotivas, a cada ano, ficam mais surpreendentes não apenas pela inovação, mas pelas facilidades que proporcionam à vida no trânsito. Muito bem visto, o sensor de ponto cego é um destes artefatos que chegou ao mercado já como um item bastante desejado.

Mais do que complementar as funcionalidades do carro, a tecnologia foi lançada com um intuito bastante nobre: salvar vidas! 

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo em direção ao litoral, em uma rodovia. Existem cinco pistas. e você precisa atravessar da lateral direita para a esquerda. Para essa manobra ser bem-sucedida em um local de alta velocidade, muita atenção e cuidado são necessários. 

Através dos espelhos retrovisores, você consegue enxergar aqueles que estão posicionados na traseira, e em parte de cada uma das laterais. No entanto, ainda assim, sua visão fica obstruída. É aí que mora o perigo, sendo situações como essa que corroboram para muitos acidentes. 

Ao identificar o problema, muitos fabricantes começaram a instalar o componente como item de série, mas também é possível encontrá-lo avulso para aparelhar o seu veículo.

Que tal conversarmos um pouquinho sobre os benefícios do sensor de ponto cego? 

Sensor de ponto cego: como funciona?

Sabe aquela porta que se abre automaticamente, ou aquelas luzes que se acendem quando você se aproxima? A lógica da inteligência do sensor de ponto cego é bastante parecida, utilizando tecnologia de pulsos ultrassônicos ou radares de proximidade.

Instalado nos dois retrovisores laterais, o aparelho emite sinais de alerta visuais e sonoros.  Basicamente, enquanto não há nenhum obstáculo, luzes verdes ficam piscando. Quando há uma barreira no encalço, a cor passa a ser vermelha e o som propagado chama ainda mais a atenção do condutor.

Algumas tecnologias mais avançadas conseguem, inclusive, determinar velocidade e o grau de proximidade dos demais usuários das vias (pedestres, ciclistas e outros automóveis). Outras incluem o auxílio de câmeras que reconhecem e diferenciam objetos e pessoas, avisando o motorista somente nos momentos adequados.

Quais são as vantagens de adotar a tecnologia?

Elencamos os 4 principais benefícios, a fim de lhe mostrar o quanto a tecnologia se faz necessária, especialmente em tempos nos quais o trânsito brasileiro está menos tranquilo.

Aumento do campo de visibilidade

O ponto cego sempre foi um problema, assim como olhar para trás para enxergar o trânsito é uma péssima prática. Ainda que os espelhos estejam posicionados da forma certa e o encosto do banco esteja adequado, a diferença em termos de proteção que este sensor proporciona é inquestionável.

Estacionar fica ainda mais fácil

Seu carro já é equipado com o sensor de estacionamento? Ótimo. Essa outra peça tornará a sua experiência ainda mais favorável para evitar incidentes.

Mais segurança em trocas de pistas, especialmente nas rodovias

Trocar de pista em alta velocidade exige cuidado triplicado. Muitas fatalidades ocorrem não por falta de atenção do motorista, mas simplesmente porque o espaço de visão estava limitado.

Redução na probabilidade de acidentes graves envolvendo pedestres

Sair de uma garagem ou estacionamento será de uma praticidade incrível. Há muitos casos de atropelamento nestas situações, em razão dos pontos cegos. Inclusive, você evita acidentes dentro da sua própria casa.

No entanto, cuidado!

O sensor de ponto cego é uma máquina. Sempre certifique-se de seu funcionamento e preste atenção às manobras que está realizando.

Dois carrões Hyundai que possuem a segurança e inteligência do sensor de ponto cego

Entre os diversos sensores que estas duas máquinas possuem, para deixar a dirigibilidade mais protegida e prática, o sensor ou detector de ponto cego é uma das inovações de série. 

Tanto o Hyundai Santa Fe quanto o Hyundai New Azera dão um show nesses quesitos, fora todas as características que os compõem em termos de desempenho e sofisticação.

Quer descobrir mais sobre eles? Agende hoje mesmo um test drive na Geração e confira você mesmo tudo o que só a Hyundai pode lhe oferecer.

Deixe um comentário!

comentários