test drive nao errar na escolha do veiculo

Test Drive: 5 dicas para não errar na escolha do seu carro

O test drive é uma experiência essencial a todo motorista que deseja ter a certeza de adquirir o veículo perfeito para as suas necessidades. Além de conhecê-lo melhor e ter uma ideia prática de suas funcionalidades, o consumidor conta com a oportunidade de fechar um negócio incrível com a concessionária.

E para fazer esse momento valer a pena de verdade, preparamos algumas dicas que irão lhe ajudar nesta importante tomada de decisão.

Primeiramente, faça aquela boa e velha pesquisa antes de agendar seu test drive. Depois de ter à mão marcas e opções que conversem com o seu perfil, é hora de ir ao que interessa.

1 | Saindo às ruas: algumas questões que devem ser respondidas antes do test drive

As perguntas ao vendedor começam momentos antes de você entrar no carro. A questão primordial, que vai impactar diretamente em sua avaliação, é a duração do teste. De forma geral, esse tempo médio corresponde ao trajeto de 1,5 km. 

Entretanto, ao notar o interesse do comprador, o vendedor especializado poderá prolongá-lo. Estabeleça com ele o trajeto a ser percorrido, a extensão e se, dependendo de como for a sua experiência, haverá como desviar o roteiro (para que você possa examinar alguma especificidade do veículo, por exemplo).

De posse dessas explicações, o próximo passo é colocar as mãos no volante e acelerar.

2 | Sentindo o veículo nos primeiro momentos

Tente aproveitar todos os segundos do test drive, observando o desempenho do carro em cada uma das situações do dia a dia.

Leve sua família ou outro motorista experiente para ajudar-lhe nesses julgamentos. Além disso, com o carro mais pesado fica mais fácil entender o comportamento do veículo. Subidas, retomadas, precisão nas trocas de marcha, torque… coloque-o em situações reais do cotidiano, para conseguir ter uma opinião mais precisa.

3 | Desempenho do motor é um dos principais requisitos

E se você não sabe muito bem o que avaliar, peça a ajuda de alguém de sua confiança. Seria interessante tê-lo com você durante todo o processo de compra do veículo.

O motor deve ser observado em situações que exijam mais do carro, como ruas com grandes inclinações. Quanto maior for o grau, melhor será a sua percepção.

As arrancadas após as paradas em semáforos também são importantes. É interessante descobrir o tempo de resposta do motor. Tente usar o ar-condicionado durante o test drive. O acessório em pleno funcionamento é um agente forte de influência no desempenho.

Para finalizar as nossas dicas neste tópico, converse com o vendedor sobre a possibilidade de rodar com o carro em vias mais rápidas. Assim você conseguirá ter uma boa base sobre potência nas estradas e atuação em ultrapassagens.

4 | Os itens fundamentais da avaliação em um test drive

Agora a tarefa é sua. Deixe a lista de perguntas a seguir junto a você e responda cada uma delas após finalizar o seu test drive. Essa é a forma que você tem de avaliar se o veículo em prospecção é realmente aquele que você está buscando.

  • Como você se sente ao dirigir o carro em avaliação? É confortável?
  • Bancos e volantes podem ser ajustados para a sua altura?
  • Qual é o nível de ruído emitido pelo motor?
  • O veículo é fácil de manobrar?
  • Qual é o conforto que a suspensão oferece?
  • Observe os materiais que compõem a lataria do carro. Aparentam qualidade?
  • O porta-malas é adequado para a sua necessidade?
  • Qual é o nível de consumo de combustível? Isso é um problema para você?

5 | O veículo do test drive, geralmente, é a versão mais top do modelo

Se você pretende investir em uma versão mais básica, atente-se para tudo o que está sendo testado. 

Fique consciente de que o carro que você levará para casa não possui os mesmos recursos. Sendo assim, confira com o vendedor todas as limitações que possam surgir por não haver certos itens.

Quer uma experiência top de linha em seu test drive, com carros completos, tecnológicos, seguros e confortáveis? Agende hoje mesmo uma visita à Geração Hyundai mais próxima de você!

Deixe um comentário!

comentários