teto-solar-automotivo-requer-manutencao

Teto solar automotivo também requer manutenção. Veja por quê!

Um item que coloca os carros em um patamar acima. O teto solar automotivo, encontrado comumente em versões de luxo, é uma característica bastante apreciada pelos amantes do mundo automobilístico.

Assim como outras peças existentes no veículo, ele necessita de manutenção preventiva e constante. O proprietário que ignorar as recomendações – que, inclusive, constam no manual – terá um prejuízo gigantesco, já que a falta de cuidado acaba resultando em mau funcionamento e, inclusive, quebra dos mecanismos que permitem utilizá-lo.

Como funciona teto solar automotivo?

O sistema do teto solar automotivo é bastante simples. Para acioná-lo, basta gerenciar os comandos através de um botão, já que suas engrenagens movem-se a partir da eletricidade.

Quando aberto no modo “exaustão”, é possível ligar o ar-condicionado normalmente. 

Dica de segurança!

Ao deixar o veículo em um local público, lembre-se de fechar o teto solar completamente. Assim você evita possíveis furtos e também protege o veículo da chuva.

Manutenção do teto solar automotivo: 5 dicas para mantê-lo sem danos

O maior problema identificado nesse tipo de teto, diz respeito ao mau uso que leva à falha total do sistema retrátil. Isso pode causar grande dor de cabeça, já que o mercado dificilmente vende soluções avulsas para resolver um dano pontual.

O que isso pode significar? Um grande prejuízo! O conserto teto solar não é nada barato, especialmente se você precisar substituí-lo por inteiro.

No entanto, vamos com calma. Temos uma resposta simples para essa questão: faça a manutenção do teto solar regularmente. Veja mais dicas abaixo!

1 | Limpeza a cada seis meses

Isso evita que o sistema emperre, devido às possíveis obstruções causadas por poeira e outros materiais. 

2 | Lubrificação do sistema

Você pode proceder com alguns cuidados paliativos como, por exemplo, ter um lubrificante em seu kit de ferramentas para o carro, e de vez em quando aplicá-lo. No entanto, somente um especialista em teto solar automotivo poderá verificar com absoluta certeza os locais mais adequados, procedendo de forma correta com a manutenção.

3 | Evite acionar o teto solar com o veículo em movimento

Sabe aquele vento que entra de supetão? Com o carro em movimento, sua velocidade é muito maior e, acredite, isso pode causar sérios danos ao sistema.

4 | Não estacione embaixo de árvores

Por mais que elas auxiliem com a sombra, deixando o veículo menos quente, principalmente naqueles dias de muito calor, carros com teto solar não devem ficar expostos às folhas das árvores. O motivo? As folhas podem entrar nos canais, entupi-los e causar as indesejadas infiltrações.

5 | Se acontecer um problema, certifique-se do funcionamento da elétrica do carro

O conserto do teto solar automotivo pode sim ter relação com a elétrica do automóvel. Então, sempre em suas manutenções, verifique se os cabos estão conectados corretamente e se não passaram por nenhum tipo de avaria.

Quanto custa teto solar automotivo?

É claro que os preços variam muito de modelo para modelo e de marca para marca. 

Todavia, o teto solar automotivo agrega valor ao veículo na hora de uma revenda, por exemplo. A partir  dessa informação, você já pode ter uma ideia de que é sim um bom investimento ao decidir se vale ou não a pena pagar a mais para tê-lo à disposição.

Mantê-lo é que pode ser uma pedra no sapato, caso você não seja um proprietário cuidadoso. A manutenção preventiva é, certamente, muito mais barata do que uma substituição total por falta de precaução.

Tenha em mente: nada do que dissemos até aqui sobre o teto solar automotivo foi exagero!

Procurando um carro diferenciado com teto solar automotivo? Que tal conhecer a potência, a segurança e o design de um Hyundai?

Se você estiver em Santa Catarina, agende um test drive na Geração Hyundai e surpreenda-se com a tecnologia e o desempenho dos carros mais inovadores do mercado.

Deixe um comentário!

comentários