Teto solar automotivo também requer manutenção. Veja por quê!
Um item que coloca os carros em um patamar acima. O teto solar automotivo, encontrado comumente em versões de luxo, é uma característica bastante apreciada pelos amantes do mundo automobilístico.
Assim como outras peças existentes no veículo, ele necessita de manutenção preventiva e constante. O proprietário que ignorar as recomendações – que, inclusive, constam no manual – terá um prejuízo gigantesco, já que a falta de cuidado acaba resultando em mau funcionamento e, inclusive, quebra dos mecanismos que permitem utilizá-lo.
Como funciona teto solar automotivo?
O sistema do teto solar automotivo é bastante simples. Para acioná-lo, basta gerenciar os comandos através de um botão, já que suas engrenagens movem-se a partir da eletricidade.
Quando aberto no modo “exaustão”, é possível ligar o ar-condicionado normalmente.
Dica de segurança!
Ao deixar o veículo em um local público, lembre-se de fechar o teto solar completamente. Assim você evita possíveis furtos e também protege o veículo da chuva.
Manutenção do teto solar automotivo: 5 dicas para mantê-lo sem danos
O maior problema identificado nesse tipo de teto, diz respeito ao mau uso que leva à falha total do sistema retrátil. Isso pode causar grande dor de cabeça, já que o mercado dificilmente vende soluções avulsas para resolver um dano pontual.
O que isso pode significar? Um grande prejuízo! O conserto teto solar não é nada barato, especialmente se você precisar substituí-lo por inteiro.
No entanto, vamos com calma. Temos uma resposta simples para essa questão: faça a manutenção do teto solar regularmente. Veja mais dicas abaixo!
1 | Limpeza a cada seis meses
Isso evita que o sistema emperre, devido às possíveis obstruções causadas por poeira e outros materiais.
2 | Lubrificação do sistema
Você pode proceder com alguns cuidados paliativos como, por exemplo, ter um lubrificante em seu kit de ferramentas para o carro, e de vez em quando aplicá-lo. No entanto, somente um especialista em teto solar automotivo poderá verificar com absoluta certeza os locais mais adequados, procedendo de forma correta com a manutenção.
3 | Evite acionar o teto solar com o veículo em movimento
Sabe aquele vento que entra de supetão? Com o carro em movimento, sua velocidade é muito maior e, acredite, isso pode causar sérios danos ao sistema.
4 | Não estacione embaixo de árvores
Por mais que elas auxiliem com a sombra, deixando o veículo menos quente, principalmente naqueles dias de muito calor, carros com teto solar não devem ficar expostos às folhas das árvores. O motivo? As folhas podem entrar nos canais, entupi-los e causar as indesejadas infiltrações.
5 | Se acontecer um problema, certifique-se do funcionamento da elétrica do carro
O conserto do teto solar automotivo pode sim ter relação com a elétrica do automóvel. Então, sempre em suas manutenções, verifique se os cabos estão conectados corretamente e se não passaram por nenhum tipo de avaria.
Quanto custa teto solar automotivo?
É claro que os preços variam muito de modelo para modelo e de marca para marca.
Todavia, o teto solar automotivo agrega valor ao veículo na hora de uma revenda, por exemplo. A partir dessa informação, você já pode ter uma ideia de que é sim um bom investimento ao decidir se vale ou não a pena pagar a mais para tê-lo à disposição.
Mantê-lo é que pode ser uma pedra no sapato, caso você não seja um proprietário cuidadoso. A manutenção preventiva é, certamente, muito mais barata do que uma substituição total por falta de precaução.
Tenha em mente: nada do que dissemos até aqui sobre o teto solar automotivo foi exagero!
Procurando um carro diferenciado com teto solar automotivo? Que tal conhecer a potência, a segurança e o design de um Hyundai?
Se você estiver em Santa Catarina, agende um test drive na Geração Hyundai e surpreenda-se com a tecnologia e o desempenho dos carros mais inovadores do mercado.