airbag tudo sobre seguranca sistema importante do veiculo

Airbag: tudo sobre um dos mais importantes sistemas de segurança do veículo

Desde 2014, o airbag é um item obrigatório para qualquer carro que seja fabricado no Brasil. Ainda bem! Em um trânsito que mata, atualmente, mais de 40 mil pessoas por ano, a tecnologia é uma grande aliada. Isso porque, se ela não existisse, os números seriam ainda maiores.

Uma boa parte dos acidentes que vemos hoje poderiam ter desfechos trágicos, sem a presença destas “bolsas de ar” em locais estratégicos, evitando graves lesões e protegendo a vida de motoristas e passageiros.

Em 2008, o Centro de Experimentação e Segurança Viária revelou dados estarrecedores: caso o sistema de airbag já fosse obrigatório no Brasil no período de 2001 a 2007, mais de 3,4 mil vidas poderiam ter sido poupadas.

Entendeu a importância do dispositivo?

O que é airbag?

Um acessório criado para dar mais segurança! Geralmente, os sacos comprimidos ficam posicionados em locais com maior probabilidade de forte impacto em uma colisão: frente, lateral e teto do veículo. 

Como funciona o airbag?

Se há algo que não se deseja na vida, é passar pela experiência traumática de um acidente de trânsito. Todavia, quando essa situação for inevitável, o airbag se encherá de ar muito, muito rápido mesmo, amortecendo a batida com a intenção de amenizar os danos e suas graves consequências. 

Agora, você deve estar se perguntando: “o cinto de segurança permanece sendo importante?”

SEMPRE! Na verdade, quando trabalha em conjunto, essa dupla é mesmo eficiente. Enquanto o cinto de segurança impede que você seja arremessado para fora do veículo, o airbag tem a função de segurar o seu corpo quando lançado em qualquer direção, impedindo o choque com as muitas partes sólidas do seu carro.

A manutenção é necessária?

Sim, e vamos dizer mais, ele tem validade!

Sempre que adquirir um veículo, confira no manual do proprietário qual é o período indicado pelo fabricante. Cada marca tem sua própria diretriz. Quando esse tempo esgotar, é fundamental que seja feita a troca completa.

IMPORTANTE!

É proibido, por lei, reaproveitar o airbag após a sua “detonação”. Na reutilização, a eficiência será nula.

Conheça os 9 principais tipos e suas funções

Nem todos já estão no Brasil, mas você já pode ficar por dentro daquilo que o mercado automotivo vem oferecendo de solução para esse item tão relevante de segurança.

1 | Airbag frontal

O famoso e obrigatório no Brasil!

A proteção dele está direcionada ao peito dos ocupantes do veículo, evitando que haja o impacto no painel e no volante.

Dica de carros Hyundai com airbag frontal:

New Tucson, New Azera, ix35 e Santa Fé.

2 | Airbag lateral

Pode tomar a parte lateral inteira do veículo, ou apenas a dianteira. Protege, essencialmente, o torax e a cabeça.

Dica de carros Hyundai com airbag lateral:

A Santa Fé traz de fábrica airbags laterais nos bancos dianteiros.

3 | Airbag Cortina

De uma coluna a outra do carro, a função do aribag cortina é reduzir o choque nas laterais e proteger passageiros e motorista, principalmente dos cacos de vidro.

Dica de carros Hyundai com airbag cortina:

New Tucson, New Azera e Santa Fé.

4 | Airbag para joelhos

Incomum em terras brasileiras, o airbag tem o objetivo de retirar o impacto dos joelhos do condutor com a coluna de direção.

5 | Airbag central

Outro modelo pouco usado no Brasil, esse airbag evita o choque entre o motorista e o passageiro que está sentado no banco da frente. Há algumas fábricas estrangeiras que já estão montando modelos pensados para os bancos traseiros.

6 | Airbag para vidro traseiro

Sua função é proteger as cabeças dos passageiros que localizam-se no banco de trás do veículo.

7 | Airbag de cinto

Sim, também existe um tipo cinto segurança que é inflável, para proteger os usuários do impacto com os cintos de segurança do carro.

8 | Airbag de capô

Foi pensado para o pedestre. Em uma colisão, esse airbag amortece o impacto do corpo da pessoa com o para-brisa e o capô.

9 | Airbag de Teto

Criado para os carros com teto solar, esse airbag evita corte e a projeção dos ocupantes do automóvel para fora, através da abertura.

Pronto! Agora você já sabe que tipos de airbag irá encontrar no mercado, caso queira comprar um carro novo ou necessite substituir o equipamento instalado em seu veículo atual.

Acompanhou nos tópicos acima algumas opções que separamos para você conhecer? Então, agende hoje mesmo um test drive em uma Geração Hyundai e conheça a potência, tecnologia e segurança de uma das marcas mais aclamadas do mundo.

Deixe um comentário!

comentários