imagem de um motor de carro para ilustrar artigo sobre as diferencas entre turbo e aspirado e qual o melhor entre eles

Motor de carro: turbo ou aspirado, qual é a melhor escolha?

Há quem diga que o ronco do motor de carro é com uma sinfonia para os ouvidos, uma orquestra afinada e sincronizada. Exageros à parte, a verdade é que esse é o tipo de barulho que agrada muitos apaixonados pelo mundo das quatro rodas. 

Mas, nem sempre um som alto significa potência. 

A verdade é que, atualmente, na mesma proporção na qual estão mais silenciosos, as fabricantes vêm trazendo motores cada vez mais robustos e que entregam muita performance nas estradas. Tudo isso em nome do conforto.

Imagine o quão terrível seria trafegar em vias nas quais a poluição sonora predominasse, com escapamentos estourando a todo instante. Um verdadeiro caos!

Em meio às diversas opções que podemos encontrar no mercado, duas delas chamam a atenção e predominam: hoje você vai conhecer as diferenças entre os motores turbo e aspirado e qual deles possui um custo-benefício maior, em todos os sentidos.

O que é motor aspirado?

Basicamente, a mecânica de carros com motor aspirado funciona da seguinte maneira: por meio do movimento de descida do pistão, cria-se uma pressão maior que a atmosférica dentro da câmara de combustão.

 Por “aspirar o ar”, não há necessidade de acoplar a esse tipo de motor nenhuma peça auxiliar.

Algumas vantagens do motor aspirado:

1 – Manutenção de um motor do tipo aspirado é mais barata, frente a outros modelos do mercado;

2 – Probabilidade de ocorrer algum problema é menor;

3 – Baixa incidência de barulho;

4 – Adicionando alguns itens – tais como troca de filtros e escape, e acoplamento de um turbo -, seu desempenho pode ser melhorado. 

Para esse último aspecto, no entanto, cuidado com a garantia do veículo. Dependendo do que você acrescentar, é possível que perca o direito a usufruir dela. 

O que é motor turbo?

Turbo ou turbinado é aquele tipo de motor que só de ouvir falar já faz brilhar os olhos de quem ouve. Antes reservado aos modelos mais luxuosos, hoje já tornou-se um consenso entre as fabricantes de que todos merecem receber a tecnologia.

Aos poucos, mesmo modelos de entrada terão alguma versão dele instalada.

Mas, como funciona o motor turbo?

Diferentemente do motor aspirado, o turbo conta com os gases gerados a partir da exaustão do motor, para entrar em ação. 

Com uma quantidade de ar e de combustível mais alta dentro do mesmo espaço, ao mesmo tempo, o resultado não seria diferente: uma explosão intensa, que dá mais eficiência à condução, tanto na cidade, quanto na estrada.

Algumas vantagens do motor turbo

1 – Economia de combustível e de outros componentes;

2 – Maior potência para o veículo (muitos carros aspirados recebem acessórios para aproximarem-se das entregas do turbo);

3 – Sustentabilidade ambiental, já que é pensado para emitir um menor volume de poluentes.

Comparando 5 situações habituais entre motor turbo e motor aspirado

Através de nossas considerações, tenha um panorama e tire suas próprias conclusões sobre qual tipo de motor de carro mais lhe agrada. Veja!

Manutenção

Neste requisito, o motor turbo inspira mais cuidados e precisa de um olhar 360º. 

Embora a manutenção preventiva seja algo fundamental, inclusive para os aspirados, aqui uma das principais atenções que deve ser dada é para a troca de óleo: carros com motor turbo tendem a queimar mais, o que lhes confere um ritual frequente de cuidados.

Desempenho

Novamente, o foco é para o motor turbo. No entanto, neste caso, vamos contar pontos a favor. É que em médias rotações, ele dá um banho no motor aspirado. Já em baixas e em altas, ambos se equivalem.

Consumo

Já mencionamos que esta é uma vantagem dos motores turbo. Apesar de oferecer um desempenho maior – e que pela lógica deveria “beber” mais -, a explicação para isso está na tecnologia: a turbina utiliza a energia dos gases do escapamento (que é desprezada por ele). 

Nesse sentido, a eficiência é aumentada sem que o prejuízo seja transferido ao precioso líquido que está depositado no tanque de combustível.

Sustentabilidade

Outro fato difícil de ignorar: embora não sejam 100% livres de poluição, os motores turbo são sim ecologicamente corretos. Por outro lado, os aspirados tendem a pecar bastante neste importante ponto.

A emissão de poluentes é significativamente menor, porque os gases são reaproveitados (ou reciclados), o que não acontece com a tecnologia aspirada.

Vida útil

A durabilidade dos motores será praticamente a mesma, se você não for daquelas pessoas que gosta de inventar moda. 

Vindos de fábrica e com garantia da montadora, você não precisará se preocupar nem com um, muito menos com o outro.

Os inconfundíveis motores de alta potência da Hyundai (e que você encontra na Geração Hyundai hoje mesmo)

Cada um dos carrões da Hyundai revela por baixo do capô seu inquestionável poder. São motores que em todas as suas atualizações para o mercado brasileiro, sempre causam alvoroço e tornam-se os grandes protagonistas das ruas.

Confira abaixo algumas características destes objetos de desejos e escolha o seu:

Motor Lambda II 3.0 250 cv

A tecnologia e sofisticação do motor Lambda II 3.0 do New Azera, sedan de luxo da Hyundai, entrega muita potência. São 250 cv a 6.400 rpm e 5.300 rpm de torque. 

Apenas dirigindo, você conseguirá entender o nível de desempenho de um autêntico sedan.

Motor 1.6 Turbo – GDI (Injeção Direta de Gasolina) de 177cv de potência

O New Tucson, com seu motor 1.6 turbo – GDI foi eleito o melhor SUV Premium pela Car and Driver. E não é para menos, afinal toda a modernidade dispensada ao item só aumenta a excepcional eficiência que só um SUV Hyundai pode oferecer, mesmo em baixas rotações.

Sua potência tem 177 cv a 5.500 rpm e seus 27 kgfm de torque podem ir de 1.500 a 4.500 rpm. 

Motor 2.0 CVVT-i FLEX DOHC com 167 cv de potência no Etanol e 157 cv na Gasolina

Por fim, mas não menos importante, não poderia faltar esse fenômeno: o ix35. Além de belíssimo, esse modelo de SUV da Hyundai é um verdadeiro sucesso por onde passa. 

E claro que seu motor 2.00 CVVT-i FLEX atua neste cenário e merece ser ovacionado. Além de entregar muito conforto, seu desempenho é robusto e ainda consegue economizar muito combustível, se comparado com outros veículos do mesmo porte.

Agora que você está informado sobre as diferenças entre carros com motor turbo dos com motor aspirado, venha até uma Geração Hyundai conhecê-los de perto.

Agende hoje mesmo uma visita e permita-se surpreender!

Deixe um comentário!

comentários